sábado, janeiro 13, 2007

Introdução

Há inúmeras formas de se aproximar do Caminho de Buda. Pode-se empreender estudos teóricos sobre o Cânone Páli, ou então ler os sutras Mahayana e os textos dos mestres chineses. Igualmente, pode-se realizar uma viagem à Índia, visitando os locais por onde Buda Shakyamuni teria passado. Outra opção é dedicar-se à farta literatura contemporânea de comentaristas dos textos clássicos. Além disso, palestras, vídeos e ampla variedade de informação estão disponíveis atualmente.

No entanto, há um caminho que leva diretamente ao esclarecimento da Natureza de Buda: o zazen.

Praticar o zazen é experimentar com os próprios ossos a prática que Shakyamuni realizou e que o conduziu à iluminação.

Keizan Zenji assim narra esse momento:

“Sob a árvore de bodhi, antes do amanhecer, Sidharta Gautama percebeu diretamente a estrela da manhã e despertou além de todo o despertar, exclamando:

– Eu, a vasta Terra e todos os seres são iluminados e manifestam, sem esforço, o grande caminho. Sou o universo vivo. Sou os seis reinos da transmigração. Tudo isso, funcionando harmoniosamente, já é a iluminação.

Não há mais árvore bodhi, nem estrela da manhã. Não há mais os seis reinos, nem seres sencientes. Não há mais Sidharta; só há despertar; só há Budha; só Shakyamuni.”

Shakyamuni não atingiu um estado de transe, mágico ou sobrenatural, mas despertou a própria natureza de todos os Budas que cada ser traz em si.

Hoje, mais de 2.500 anos depois, devido ao esforço de inúmeros mestres, alunos, praticantes leigos, monges e de todos os incontáveis seres que propagaram e propagam o Dharma de Buda, podemos repetir a experiência de Shakyamuni.

Nesta seção oferecem-se alguns textos clássicos que ensinam a praticar o zazen. Eles devem ser encarados como guias de viagem, necessárias referências para orientar o viajante no caminho que decidiu empreender, mas que jamais poderão substituir a experiência da prática concreta.

Que essa leitura sirva para inspirar a prática do zazen. Experimentem com o próprio corpo a realização de Buda Shakyamuni. Não se esqueçam, porém, da necessidade de praticar sob orientação de um mestre e junto a uma sangha, a comunidade de praticantes. Assim não se perderão em sua jornada e terão sua determinação sempre encorajada pelos companheiros.

Novatos ou experientes, leigos ou monges, humanos ou seres celestiais, a Postura do Despertar não faz distinções. Que todos possam praticar o Rei de Todos os Samadhis.

Koun

Nenhum comentário:

Postar um comentário