sábado, fevereiro 25, 2006
Revolução
quinta-feira, fevereiro 23, 2006
Interdependência!

O que resta de nós, de nossa identidade? Lembro das palavras de Saikawa Roshi, falando que "não há fronteiras, não há separação." Vivemos então neste fluxo, simplesmente...
Para comentar este texto, clique logo abaixo em "Comentários".
terça-feira, fevereiro 14, 2006
Fundamentos
Para dar início, quero deixar a citação abaixo. Acredito que ela possa ser um norte nesta nossa empreitada.
Não se satisfaçam com ouvir dizer, ou com a tradição, ou com o conhecimento das lendas, ou com o que nos dizem as escrituras, conjeturas ou inferências lógicas, ou em pensar as evidências, ou com a predileção por um ponto de vista depois de ter ponderado sobre ele, ou com a habilidade de alguma outra pessoa, ou em pensar: "O monge é nosso mestre".
Quando souberem por si próprios: "Tais coisas são sadias, irrepreensíveis, recomendadas pelos sábios, e adotá-las e colocá-las em prática conduzem ao bem-estar e à felicidade", então vocês deveriam praticá-las e nelas repousar...
O Buda
Kalama Sutta
segunda-feira, fevereiro 13, 2006
Sangha Margha?
Sangha:
Comunidade de amigos praticantes do Dharma. Comunidade budista, formado pelos monges, monjas, noviços, noviças, leigos e leigas; uma das Três Jóias (TRIRATNA).
Margha:
O questionamento budista parte de um ponto que teria intrigado Sidharta, quando de sua saída do palácio, ganhando as ruas. Deparou-se ele com o sofrimento. Assim, teria surgido o Aryasatya, quer dizer, as Quatro Nobres Verdades. São elas, Duhkha, o sofrimento existe; Samudaya, o sofrimento que existe tem uma causa; Nirodha, detectado uma causa, pode-se acabar com ela, cessar; e, finalmente, Margha, o Caminho do não sofrimento. Seria este o Caminho do Dharma, o do praticante da verdade, o que corresponde a todos os alunos das inúmeras escolas e tradições do budismo. (por Jisho)