sexta-feira, agosto 28, 2009

CASO 3-1
BODHIDHARMA / TAISO EKA


Bodhidharma, um pouco antes de sua morte reuniu seus discípulos e disse:
- Minha hora está chegando, gostaria que vocês expressassem o que aprenderam.
O discípulo Dofuku disse:
- Gostaria de expressar que não me tornei apegado às palavras, mas ao mesmo tempo não as ignoro. Eu pratico o estado de verdade.
O Mestre disse:
- Você pegou minha pele.
A monja Soji disse:
- O que compreendi se assemelha ao Mestre Ananda que olhou para o país do Buda Ashiku uma vez, mas nunca mais olhou para ele.
O Mestre disse:
- Você pegou minha carne.
Doiko disse:
- Os quatro elementos (terra, água, fogo e vento) são originalmente como se não fossem nada (isto é, vazio), e os cinco agregados (matéria, sensação, percepção, ação consciência) não têm existência real. Portanto meu ponto de vista não tem uma entidade fixa.
O Mestre disse:
- Você pegou meus ossos.
Finalmente, Mestre Taiso Eka parou em sua frente, fez uma prostração e permaneceu em seu lugar.
O Mestre disse:
- Você pegou minha medula.
Então o Mestre transmitiu o Dharma e deu os mantos ritualísticos à seus discípulos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário