quinta-feira, julho 26, 2007

Sesshin no Templo Toguetsu

O Templo Toguetsu, coordenado por Monja Simone Keisen, foi sede do sesshin de julho, realizado no período de 19 a 22. Participaram deste evento em torno de 20 pessoas.Além de Saikawa Roshi, Coen Sensei e Jisho Handa, estiveram presentes monges, monjas e leigos de Belo Horizonte, Ouro Preto, São Paulo, Brasília e Florianópolis.
O Monge Ryo Kei (Napoleão) de BH fez neste sesshin a Batalha do Dharma.Esse evento é uma tradição da escola Soto Zen e faz parte da graduação de um monge em treinamento.A primeira Batalha do Dharma no Brasil foi realizada pelo Monge Jisho Handa, em 2000.
A seguir algumas fotos amadoras do sesshin no Templo Toguetsu.


Este é o Templo Toguetsu que significa a essência da lua cheia.O Templo localiza-se no povoado de Coelhos, distrito de Ouro Preto em Minas Gerais.
Durante quatro dias fizemos práticas de zazen e liturgias neste lugar encantador.De manhã cedinho ramos e folhas caiam das árvores e um misterioso silêncio envolvia todos e tudo.

Nosso mestre, Saikawa Roshi, estava à vontade e alegre.Sua maneira de ser calmo, receptivo e de coração aberto contagiou todos os praticantes do sesshin.Na foto, acompanhado de seu assistente, Jisho Handa (dir.)


Em primeiro plano, Monja Simone Keisen e Monge Genshô em momento de prática litúrgica.


Sete alunos de Monge Ryo Kei (Napoleão) de BH receberam os preceitos e tornaram-se discípulos de Buda, através da linhagem a qual passaram a pertencer.


Todos os praticantes presentes acompanharam Saikawa Roshi na contemplação do entardecer.Nosso mestre singelamente comentou..."as nuvens no céu parecem pássaros"...

4 comentários:

  1. Muito, muito bom!!! Grande Denkô fotojornalista amadora-nos-momentos-certos. Denkô, é muito bom poder saber e VER notícias frescas da sangha. As fotos estão ótimas! Foi muito legal fechar com o céu e o comentário de Saikawa Roshi. Que lugar bonito hein!

    ResponderExcluir
  2. Anônimo9:24 PM

    Fotos maravilhosas, local maravilhoso, pessoas maravilhosas, parabéns a todos, assim ajudam a disseminar o Dharma.
    Marcos Wunderlich

    ResponderExcluir
  3. Foi uma experiência maravilhosa. Participaie da cerimônia do Jukai e recebi meus preceitos naquela manhã de sábado memorável.

    Emmanuel Toku Jyo.

    ResponderExcluir