domingo, agosto 23, 2009

O Zen e o Banho Natural




Em primeiro lugar, o que é um banho natural? O banho natural é aquele que acompanha as estações do ano e que está em total sincronia com o tempo atual, o tempo no momento em que o tomamos. Explico melhor. O banho natural é mais conhecido como banho frio, e que não é frio apenas, como veremos, ou seja, Banho Natural é quando desligamos a resistência do chuveiro, simplesmente. Esta é uma prática Zen, por vários motivos, veja só a seguir.

O Banho Natural, segundo pesquisa rápida na internet: "promove o bem-estar 'exigindo' do organismo uma formidável reação. Isso acontece porque o choque de temperatura produz endorfinas, vaso constrição, ativa o metabolismo e o funcionamento de todos os órgãos. Privilegia o cérebro (e não só como veremos) deixa o corpo mais acordado e lúcido, pronto para a ação." * A endorfina é um neuro-hormônio que, quando liberado no organismo provoca a sensação de bem-estar tendo também a qualidade sedativa, é produzido pelo próprio organismo, pela hipófise. Segundo pesquisas seus principais efeitos são: melhoria da memória, bom-humor, resistência, aumento da disposição física e mental, melhoria do sistema imunológico, bloqueio de lesões em vasos sanguíneos e tem ainda efeito anti-envelhecimento, removendo os famosos radicais livres. Isso quer dizer que podemos curar a nós mesmos através de nós mesmos, com um simples estímulo. Como no Zazen, tudo o que precisamos já está aqui, desde sempre, requer apenas uma ação decidida na direção correta. Bem, no caso, o Banho Natural é bem mais "fácil", digamos, que o Zazen, quer dizer, basta abrir a torneira do chuveiro desligado e dar um pequeno passo em sua direção, só. Um pequeno gesto que para muitos parecerá ser o resultado de quilômetros de coragem e disposição, que eles imaginam jamais possuírem.

Veja, o banho morno ou quente tem suas propriedades também, são sobretudo relaxantes, tonificantes e ajudam a eliminar toxinas do organismo mas aqui entra uma característica do Banho Natural, ou Banho Zen, que é o sincronismo com a natureza. Quando a água não passa pela resistência elétrica do chuveiro, ela é aquecida ou resfriada pelo universo, aqui representado pelo nosso singular planeta, que se manifesta em marés, ventos, correntes e outras belas e fortes entidades do tipo, que por sua vez correspondem a uma ordem muito mais ampla. Se estamos no inverno a água fica mesmo gelada, parece queimar a pele às vezes, se a temperatura ambiente está mais amena a água fica apenas fria, se estamos no auge do verão, a água do chuveiro desligado pode ficar tépida. Tudo isso sentimos e constatamos com toda a extensão do nosso corpo, nervos, poros, pelos, pele, entre outras entidades vizinhas conectadas em rede, por onde passamos e tomamos existência e, consciência. Assim, o Banho Zen é harmonizar o corpo, que não exclui a mente, com todo o universo. Se está muito frio, como agora (10ºc), a água fica geladíssima, e aí parece uma contradição, "justo agora que está tão frio tomaremos uma banho gelado?" Pois é, estamos falando de sincronia, de harmonia e de, um pouco de coragem e atitude, pois sem isso não se caminha.

Quando a água está gelada num dia gélido, saímos do banho com o corpo aquecido, quer dizer, a temperatura do corpo fica ligeiramente inferior à do ar e por instantes não sentimos frio nenhum. Se esta ação se transforma em nosso cotidiano, aos poucos o corpo vai sentindo menos frio e menos necessidade de agasalhos, vai ficando mais resistente às doenças por estar mais próximo da natureza e do mundo como ele é. Se é um dia quente de verão, a água fria refresca, fazendo o mesmo efeito no corpo.

Os Haikais, forma de poesia Zen, usam apenas temas ligados às estações do ano, de forma sintética, descritiva e simples. O Banho Natural, possui a mesma poética, digamos, a poética do momento presente, porquê ao entrar debaixo da ducha natural não sobra espaço para nenhum tipo de pensamento, é quase impossível pensar em o que quer que seja, só existe aquele momento, aquele instante. Somos UM com todo o universo que se manifesta agora no giro do planeta em torno de si e em torno de uma estrela, e tudo isso está naquele banho.

Ao tomar o Banho Zen, é preciso lembrar de alguns detalhes importantes, é preciso deixar a água fria bater em todo o corpo mas, sobretudo, em três pontos cardeais, a saber: a cabeça, o baixo ventre (o centro do corpo, porção irrigadíssima que corresponde a um Chakra e ponto pelo qual se respira durante o zazen - fica a quatro dedos abaixo do umbigo) e, finalmente, toda a extensão da coluna vertebral que, como continuação do cérebro comunica com todo o corpo, esta mesma coluna que durante o zazen mantemos erguida e equilibrada.

Diferente do banho quente que relaxa e prepara o sono, o Banho Natural Desperta, acorda, nos torna alertas, e é disso que nós budistas somos feitos, dessa matéria que desperta incessantemente, esta é a nossa religião.

* Pessoas com problemas cardíacos precisam se aconselhar com um médico.

3 comentários:

  1. E também dizem que ajuda a ficar menos resfriado e gripado, especialmente no inverno.

    Tentei, durante alguns invernos, tomar banho natural. Sempre tento. As outras estações são moleza. O inverno é barra. Agora me contento em somente lavar a cabeça com água gelada no tanque, e depois correr para a resistência!

    Mas outra diquinha: caso o choque do chuveiro frio seja chocante demais, pode-se começar o banho com uma tina de água fria e uma toalha, esfregando a toalha umedecida pelo corpo, no seu ritmo - tem gente que gosta de ser enérgico, outros suave.

    ResponderExcluir
  2. Olá, me chamo Flávio, estou postando esse comentário só para deixar meu depoimento de como cheguei até esse site. Eu sempre tive muita curiosidade e fascinação (crio ser algo de outras vidas)com o Budismo, e a semanas que venho me deparando com várias experiências que estão me levando a estudar e conhecer mais essa "filosofia de vida", uma dessas coecidências foi a de estar tomando banho de água fria e do nada digitar no google "quais os beneficios do banho frio no corpo" e o segundo site que saiu foi esse aqui, no mínimo curioso! já virei seguidor e ele vai virar meu jornal diário.
    Um grando abraço e parabéns pelo blog.

    ResponderExcluir
  3. Anônimo10:32 PM

    Arislene Carvalho,eu acho que tudo que é natural nos faz bem gosto muito de tomar banho frio e acho que nossa pele se torna mais resistente e ficamos muito mais ativo quando estamos trabalhando.Abraços.

    ResponderExcluir