terça-feira, setembro 15, 2009

Curso especial

A tempo, para quem vive no sul do Brasil. Veja abaixo (publicado no Blog Águas da Compaixão):

---

Curso Especial: Análise e Síntese Transacional e a Prática Zen Budista


Clique na imagem para ampliar

O Budismo nos transmite ensinamentos sobre “anatman”, geralmente traduzido como “não-self” ou “não-eu”. Professores buscam atitudes de “não-ego” nos alunos. Mas o que significa isto?

O poema chinês “Sandôkai – A Identidade do Relativo e do Absoluto” (recitado regularmente no serviço matinal nos mosteiros Zen) fala da harmonia e inter-ação dos planos Relativo e Absoluto, os comparando ao “pé na frente e pé detrás ao andar”. Como aplicamos este ensinamento à vida diária?

O que é o “ego” no Budismo? O que é o “eu”? E o “ego” Freudiano, o “ego” da psicologia ocidental? Será que precisamos “matar o ego” para ter uma prática espiritual correta?

Para investigar estas questões e esclarecer más-interpretações sobre a nossa prática – sobre a harmonia do Absoluto e do Relativo, teremos o Curso Especial “Análise e Síntese Transacional e a Prática Zen Budista”, sob a orientação da psicóloga Miriam Cibreiros e a Monja Isshin Havens.

A Análise Transacional é uma teoria de psicologia e psiquiatria social desenvolvida pelo psiquiatra canadense Eric Berne, a partir da década de 1950. Nas palavras do autor, “A Análise Transacional é uma teoria da personalidade e uma psicoterapia sistemática para o crescimento e a mudança pessoal”. Está baseada em valores humanísticos, de relação igualitária e confiança no potencial das pessoas de desenvolver sua autonomia.

Este curso introdutório usa metodologia teórico-vivencial e facilita compreender a comunicação entre as pessoas e os papéis que vivemos, assumir a responsabilidade pela própria vida e estimular o contato com o próprio núcleo saudável. Aponta o valor da espiritualidade e a meditação como um caminho para a saúde.

Tópicos
Facilitados por Miriam Cibreiros:
. Resenha da Análise Transacional e Síntese Transacional
. A personalidade humana
. A comunicação humana: análise das transações
. Reconhecimento humano: a matemática do amor
. Emoções e disfarces: doenças psicossomáticas
. A estruturação do tempo: a intimidade intimida
. Jogos psicológicos: o Triângulo Dramático
. O script de vida
. A filosofia perene
. O apego e a plena atenção
. A aceitação: o círculo da saúde
. A vocação e o serviço

Orientados por Monja Isshin:
. Psicologia Budista e Psicologia Ocidental
. O ego ocidental e o “não-self” do Budismo
. Zazen

Duração: 16 horas (12 horas AT & ST, 4 horas Zen)

Data: 19 e 20 de setembro (sábado e domingo, das 8:00 às 18:00 hs)

Doação Sugerida: R$ 200
(R$ 100 – membros/cotistas das Sangas)

Local (a confirmar): Espaço Dojimnon – R. Portugal 733 – Bairro Higienópolis – Porto Alegre (como chegar)

Facilitadoras:
Miriam Cibreiros, psicóloga, mestre em Psicologia Social e da Personalidade, Membro Clínico Certificado da UNAT-Brasil (União Nacional de Analistas Transacionais) e da ALAT (Associação Latino-Americana de Análise Transacional). Formação em Síntese Transacional pela Universidade Holística Internacional de Brasília – Unipaz.

Monja Isshin, ordenada na tradição Soto Zen de Budismo e discípula do Saikawa Roshi, superior-geral da Escola Soto Zen na América do Sul, realizou o seu treinamento no mosteiro feminino de Nagoya, Japão durante 4 anos, com treinamento avançado nos Estados Unidos durante 1 ano (Zen Center de Los Angeles e Zen Mountain Monastery de Mt. Tremper, Nova Iorque). Treinou mais um ano em São Paulo como assistente da Monja Coen no Zendo Brasil antes de se mudar para Porto Alegre no final de 2006. É orientadora espiritual das Sangas Águas da Compaixão, Aikikai e Energia Harmoniosa em Porto Alegre e do Zendo Virtual na Internet.

Nenhum comentário:

Postar um comentário