sexta-feira, setembro 07, 2007

Na poltrona do avião

Um dia destes estávamos assistindo, eu e um amigo meu, a um filme que alugamos. Nele, um lama tibetano está sentado, meditando, em uma poltrona de avião. Meu amigo, não-praticante, me pergunta: é possível meditar, assim, em qualquer lugar, sentado numa poltrona de avião? E a primeira coisa que me veio à cabeça foi: "até que uma poltrona de avião é bem confortável..."

Interessante, não? O que é "A Meditação", para a grande maioria de pessoas que não praticam-na? As maiúsculas falam daquilo que pode passar pela cabeça de muita gente: que A Meditação é uma coisa especial, que requer coisas especiais, lugares especiais - até mesmo pessoas especiais. Não é a toa que se venda, assim como muitas coisas especiais, A Meditação. Meu amigo é uma pessoa muito bem informada, o que me deixou um tanto pasmo com a pergunta: "é possível meditar numa poltrona de avião?" E por qual motivo não seria? O que falta? O que sobra?

Numa das palestras do monge Genshô, aqui na universidade federal, um moço jovem pergunta se seria possível meditar nas atividades do cotidiano: andando, por exemplo. Genshô responde: comece a praticar, primeiro, e pergunte mais tarde.

Nenhum comentário:

Postar um comentário