sexta-feira, setembro 25, 2009

Ryaku Fusatsu

[*Tradicionalmente traduz-se "sange" por "arrependimento", palavra que alguns mestres comentam não ser adequada.]

II. A cura* e a extinção do mau carma

7. Os budas e os ancestrais, devido à sua ilimitada compaixão, abriram os portais do caminho para que todos os seres, humanos e celestiais, possam realizar a iluminação.
Apesar de a retribuição cármica por más ações aparecer em um dos três períodos de tempo, a cura diminui seus efeitos e elimina o mau carma, trazendo purificação.

8. Portanto, devemos nos curar, com toda sinceridade, diante de Buda. O poder do mérito que resulta de curar-se dessa forma diante de Buda nos salva e nos purifica. Esse mérito encoraja o livre crescimento da fé e do pleno esforço. Quando a fé surge, ela transforma a nós e a todos, e seus benefícios se estendem a todos os seres, animados e inanimados.

9. A essência da cura é expressa desta forma: “Apesar de termos acumulado muitos maus carmas no passado, produzindo causas e condições que obstruem nossa prática do caminho, que os budas e os ancestrais que alcançaram o Caminho de Buda sejam compassivos, nos libertando da retribuição cármica, removendo os obstáculos à prática do caminho e dividindo conosco sua compaixão, pois é por meio dela que seus méritos e ensinamentos preenchem todo o universo”. Buda e os ancestrais já foram como nós; no futuro, seremos como eles.

10. “Todo o mal cometido por mim é causado pelo apego, raiva e ignorância, que não têm origem. De todo mal cometido por meu corpo, fala e mente eu agora, sinceramente, me curo”. Se nos curarmos dessa forma, certamente receberemos a ajuda invisível dos Budas e ancestrais. Mantendo isso em mente e agindo da maneira correta, devemos nos curar sinceramente diante de Buda. O poder dessa cura cortará pelas raízes o mau carma.

[Em seguida, vêm os preceitos]

(Shushogi, de Mestre Dogen Zenji)

2 comentários:

  1. Anônimo9:08 PM

    Monje Koun, sou praticante da Comunidade Zen Budista de Curitiba e estarei em SP na próxima semana. Gostaria de saber se haverá zazen na terça-feira dia 06 de outubro e a que horas. Muito obrigada. Gasshô Luci Collin

    ResponderExcluir
  2. Olá

    Sim, há zazen pela manhã (6:15) e à noite (18:15). Seja bem-vinda.
    Koun

    Gasshô

    ResponderExcluir