quinta-feira, abril 12, 2007

Sob árvores ou por sobre rochas elevadas

"Quando o Buda estava vivo, ele apenas discursava sobre o Darma. Ele nunca ensinou sutras, ou deu mantras especiais, ou ensinou sobre recitar o seu nome. As pessoas ouviam suas falas e então retornavam às suas casas para meditar. Elas podiam sentar em meditação sob árvores ou por sobre rochas elevadas. A coisa mais importante que caracterizava a sua prática era que simplesmente elas olhavam internamente, muito profundamente dentro, para encontrar a sua verdadeira natureza. Foi assim que os primeiros alunos do Buda realizaram seu ensinamento, preservaram-no e o passaram para nós. Foi assim que eles realizaram sua própria natureza e verdade. Foi assim que eles realizaram o caminho correto e a vida correta. Além disso, o caminho da meditação foi o caminho que o próprio Buda trilhou até alcançar a iluminação. Logo, se quiser praticar o budismo, então você nunca deveria se apegar a qualquer discurso ou palavras. Não se apegue a nenhuma técnica. Esta é a primeira conduta dentro dos ensinamentos do Buda."

Mestre Zen Seung Sahn em A Bússola do Zen. p. 285.

2 comentários:

  1. Lucas,

    Bem-vindo ao blog. A primeira mensagem que publiquei no blog tem uma certa conexão com a sua, veja:

    Não se satisfaçam com ouvir dizer, ou com a tradição, ou com o conhecimento das lendas, ou com o que nos dizem as escrituras, conjeturas ou inferências lógicas, ou em pensar as evidências, ou com a predileção por um ponto de vista depois de ter ponderado sobre ele, ou com a habilidade de alguma outra pessoa, ou em pensar: "O monge é nosso mestre".

    Quando souberem por si próprios: "Tais coisas são sadias, irrepreensíveis, recomendadas pelos sábios, e adotá-las e colocá-las em prática conduzem ao bem-estar e à felicidade", então vocês deveriam praticá-las e nelas repousar...

    O Buda
    Kalama Sutta

    ResponderExcluir
  2. Obrigado pelas boas-vindas, Seigen.

    ResponderExcluir