sexta-feira, agosto 10, 2007

Shushogi: 10

10. “De todo nosso mau carma do passado, nascido do apego, raiva e ignorância, manifestado por nosso corpo, fala e mente, nos arrependemos.” Se nos arrependermos dessa forma, certamente receberemos a ajuda invisível dos budas e ancestrais. Mantendo isso em mente e agindo da maneira correta, devemos nos arrepender sinceramente diante de Buda. O poder desse arrependimento cortará pelas raízes o mau carma.

5 comentários:

  1. Anônimo3:01 PM

    O arrependimento é um sentimento que aflora com facilidade em momentos de muita dor e sofrimento. O arrependimento pode realmente livrar uma determinada dor ou doença (muitas seitas religiosas utilizam esse tipo de procedimento), mas isso não significa que ocorreu a libertação da retribuição cármica. Se assim fosse, este mundo estaria sendo habitado por um grande número seres Iluminados. Porém é certo que o sentimento de profundo arrependimento eleva o ser humano para um patamar acima, no caminho da sua evolução e é uma condição necessária para se obter a Iluminação.

    ResponderExcluir
  2. Olá, você está postado comentários anônimos interessantes, quem é você?

    ResponderExcluir
  3. Anônimo11:35 AM

    Interessantes?
    Muito obrigado, mas tudo é apenas reflexo da sua alma que possui a capacidade de olhar coisas interessantes neste Universo.

    ResponderExcluir
  4. Não se trata do arrependimento como entende as tradições mosaicas. No caso budista, arrepender-se de um ato errado é comprometer-se a não cometê-lo novamente. Claro que um erro vai produzir karma, da mesma forma que o arrependimento. Estou falando de um arrependimento sincero, sem devaneios de autocomiseração. Para se arrepender o autor reconhece o seu erro, num ato de humildade e isso gera uma quantidade imensa de méritos. Não elimina o erro anterior, mas produz uma condição favorável de karmas. Alguns erram e continuam acreditando que o erro não existiu. Outros erram e sabendo do erro não se arrependem. Este último caso é pior.

    ResponderExcluir